sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Timor Leste - Uma lição de vida

Após passar por um problema burocrático no sábado, um susto no domingo no final do batizado, chegou a segunda feira, o nosso último dia no Timor Leste. Terça feira cedo é o nosso vôo de volta para Bali.

A segunda feira começou animada, com uma aula especial do Mestre Russo para os alunos do MAC ZUNGU. A aula foi muito proveitosa e durou quase três (03) horas. Um presente do Mestre para as crianças e jovens.

Após o almoço fomos todos para a praia Areia Branca relaxar e brincar um pouco. Jogamos futebol e desfrutamos um pouco da bela paisagem. Timor Leste é lindo!

As 17h voltamos para o MAC para um último compromisso. Fazer o Timor sambar!!! Vivência de samba com o Mestre Russo aberto aos interessados... Da mesma forma que aconteceu em Surabaya, o Timor Leste aprimorou os seus passos de samba e curtiram as "manobras" ensinadas pelo mestre. Muita diversão e entretenimento a todos.


Restava a despedida! Os jovens nos convidaram para comer um churrasco típico Timorense na beira da praia em outro distrito. Fomos em aproximadamente quinze (15) jovens meninos e cinco (05) meninas, mais nós cinco (05) brasileiros.

Chegando lá fomos nos acomodando nas mesas, enquanto alguns jovens foram fazer os pedidos. De repente ouvimos uma pequena confusão e a briga começou. Em frações de segundo quatro ou cinco alunos do MAC ZUNGU estavam degladiando com outros jovens no meio da rua. Foi o tempo do Cacá chegar no centro da confusão para tentar apartar a briga, quando um dos nossos jovens acertou um potente chute no arruaceiro que cambaleando correu. O bate boca continuava com alguns vendedores e o Cacá afastou um dos jovens do MAC ZUNGU de lá, mas quando retornavam para a mesa uma leva de aproximadamente quarenta (40)  jovens armados de garrafas, paus, facas, pedras e até espadas vieram correndo na nossa direção sob o comando daquele jovem que correu para pedir ajuda!

Uma parte dos jovens, na verdade apenas cinco (05), correram para se salvar e por incrível que pareça os que ficaram se tornaram invisíveis aos olhos dos agressores. Passaram por nós e correram atrás dos que fugiram. Foi a salvação, mesmo dois de nossos jovens que correram sendo atingido por garrafas e madeiras.

Após proteger as meninas, que se mantiveram calmas, recolhemos as coisas e entramos no ônibus para tentar resgatar os jovens que correram... No caminho ainda passamos pela leva de agressores que voltavam pela praia já sem pretensões de briga, e em poucos minutos encontramos os meninos. O prejuízo físico foi um corte na cabeça de um dos jovens que levou uma garrafada e um machucado nas costas de outro que levou uma paulada.

Corremos todos ao pronto socorro, que surpreendeu com um rápido atendimento. Aqui no Timor o hospital é cubano, médicos de Cuba, com sistema cubano de atendimento. Uma grata surpresa.

Depois de todo ocorrido voltamos ao MAC para bater um papo e concluimos que ainda há muito o que se fazer por aqui, e cada acontecimento desses é uma lição de vida e um aprendizado para a luta que ainda o Timor Leste vive. Os jovens são o futuro deste pais, e os nossos mostraram maturidade para compreender uma situação de conflito.


No dia seguinte todos se reuniram para mais um bate papo, e uma oração não só para se despedir dos convidados brasileiros, mas para mostrar que a conversa e os ensinamentos destes intensos quatro (04) dias de convivência valeram muito!


Estamos juntos até o fim por essa luta pela paz! De longe oraremos por vocês família!
Fiquem com DEUS e até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário