Iniciou hoje o I FESTIVAL IE VIVA BRAZIL - JOGO DE CIDADANIA.
Após uma manhã de mudança, da casa do nosso anfitrião Kamikaze, para o hotel, almoçamos a convite da comitiva de Bali em um restaurante japonês.
Voltamos para o hotel para um rápido banho e seguimos para o Grand City Mall, um enorme Shopping Center próximo a sede, para iniciar o primeiro dia oficial de evento.
Depois de cumprir algumas formalidades com imprensa e patrocinadores, O dia começou com um maravilhoso workshop para crianças no átrio principal, porém com outros eventos acontecendo por perto. Isso é um costume muito interessante por aqui, as pessoas realizando eventos dentro do Shopping, diferente do Brasil, que não é de costume. Um desperdício da oportunidade de explorar e divulgar melhor a imagem ou de um determinado produto.
Cacá, Guilherme, Iaco, Lilica e Caiman (aluno avançado de Bali) divertiram muito as crianças com atividades e jogos muito bem aplicados ao momento. A presença dos pais e do público também foi interessante. Cacá usou a musicalidade para explorar o aprendizado do português, os fundamentos da capoeira e principalmente as expressões do corpo. Caiman improvisou com uma aula de coordenação motora através da sonoridade e do ritmo que surpreendeu a todos.
Após uma pausa para o lanche, iniciou-se o batizado e a troca de cordas das crianças da Escola. Aproximadamente cinquenta (50) crianças entre três (03) e quatorze (14) anos de idade participaram da festa sob o olhar atento de pais, capoeiristas e um grande público de curiosos que passeavam pelo Shopping.
Seguimos o programa nos dirigindo a um auditório no andar superior do Shopping para exibição do filme "O ZELADOR", que narra a história do Mestre Russo, da capoeira e da baixada fluminense no Rio de Janeiro. O próprio estava ali presente acompanhando e comentando momentos do filme. Uma oportunidade rara, muito bem aproveitada pelos capoeiristas asiáticos, que após alguns anos de preparação se mostraram prontos para entender e compreender a importância de um mestre mais experiente em seus ensinamentos. Momento histórico!
Para encerrar o primeiro dia de evento voltamos ao Atrio principal para uma roda de recepção aos capoeiristas locais (asiáticos) e festejar o grande momento!
Salve a Capoeira e Viva o Brasil!
Salve, Guerreiros! Salve M. Russo! Já que não dá pra estar aí, vou acompanhando tudo pelo blog... Tá massa! Apesar da pouca interação nada passa batido... Sempre checando as novidades! Aguardo todas inclusive sobre o restante do evento... Pelo jeito esse primeiro dia já rolou com aquele AXÉ! Por aqui a galera não tá deixando cair hein... EFS nos treinos!! Vamos lá... Vamos em frente... Vibrações do Brasil pelo sucesso do evento e de toda a expedição! Abraços
ResponderExcluir