Aqui em Surabaya foi onde tudo começou! A história da capoeira e do trabalho da escola cultural zungu capoeira é muito forte nesta cidade.
Surabaya é a segunda maior cidade da Indonésia com uma população de aproximadamente três milhões de habitantes. Localizada na costa norte do leste da ilha de Java, é considerada a cidade dos heróis, devido a importância na batalha de Surabaya na luta pela independência durante a revolução nacional na Indonésia.
O trabalho com a capoeira começou em 2006, quando a Lilica, instrutora da nossa escola, veio morar aqui para trabalhar com ginástica em uma grande rede de academias. Sentindo a possibilidade de iniciar um trabalho de capoeira, solicitou o suporte do Cacá que o fez de imediato! Em pouco mais de seis meses realizou o primeiro encontro com aproximadamente 50 alunos... Uma febre que ano após ano cresceu e cresce ainda até hoje.
Logo que chegamos por aqui este ano, como de costume, fomos bem recebidos. Nunca se fica um dia sem alguém para dar assistência a nossa equipe, um cuidado e uma atenção impressionante. Chegam a revezar a folga no trabalho para fazer um rodízio de quem passa o dia com os brasileiros. Gratificante!
Na manhã desta terça feira foi a vez da Grace Sol, aluna avançada da escola que já visitou o Brasil. Ela nos levou para visitar um templo Budista considerado um dos maiores da região. Em seguida fomos almoçar e fazer compras. Uma característica muito peculiar da Ásia, mas que aqui é impressionante é como eles gostam de comer, e comer bem! Tudo é motivo para eles te levarem comer alguma coisa... Parece aquelas cidades do interior do Brasil que o povo é hospitaleiro e sempre esta nos servindo alguma coisinha para experimentar!
De noite o Cacá passou um treino de boas vindas para o povo daqui! Muita energia e muita dedicação como de costume! Satisfações para um educador que sente a necessidade de ver a evolução e principalmente a conexão da capoeira com a evolução pessoal na vida de cada um de seus alunos. Aqui isso faz encher os olhos de alegria!
Vamos Surabaya, o ponta pé inicial foi dado! Axé
Nenhum comentário:
Postar um comentário